Logo Daniele Ciotta

Seria a liderança o trabalho mais difícil do mundo?

Findando o ano de 2023, recebi uma linda carta de próprio punho, descrevendo a importância do meu exemplo e apoio como líder na vida de uma colega de departamento que buscava (e conseguiu!) ascensão na carreira. Depois, por acaso, acabei lendo um texto no LinkedIn dizendo que o trabalho mais difícil do mundo é o do líder. Então, aproveitei para refletir a respeito e resolvi compartilhar aqui algumas de minhas percepções sobre o assunto.

De fato, o trabalho de um líder é frequentemente considerado como um dos mais desafiadores em qualquer contexto organizacional. Essa afirmação se sustenta não apenas pela exigência de habilidades técnicas e estratégicas, mas também pela complexidade humana envolvida. Ser um líder vai além da gestão de atividades e metas. Compreende uma série de responsabilidades que abrangem desde a compreensão psicológica até os relacionamentos interpessoais.

Em primeiro lugar, o líder desempenha um papel essencial na condução da equipe em direção a objetivos compartilhados. Isso não se trata apenas de definir metas, mas de inspirar e motivar os colaboradores para que se comprometam efetivamente com o alcance dos resultados almejados. O equilíbrio entre o direcionamento assertivo e a sensibilidade às necessidades individuais torna a tarefa ainda mais instigante.

Portanto, a complexidade da liderança também reside na gestão de pessoas, cada uma com personalidades, motivações e estilos de vida e trabalho distintos. Um líder deve ser capaz de criar um ambiente que encoraja o crescimento, promove a inovação e reconhece o mérito individual, adaptando sua abordagem para extrair o melhor de cada colaborador. Isso, por si só, demanda um alto nível de inteligência emocional, discernimento e empatia.

Esse lugar transcende a simples ocupação de uma posição de autoridade. É uma função que requer uma combinação única de competências e responsabilidades que – ainda que você tenha uma coleção de diplomas de cursos de liderança – só serão adquiridas com a experiência prática.

A gestão do tempo, a comunicação eficaz e transparente, a adaptabilidade, a capacidade de fornecer e receber feedback e de estabelecer relações de confiança, são aspectos cruciais que um líder deve dominar e que muitas vezes são aprendidos e aprimorados no dia a dia e ao longo do tempo.

Além disso, a liderança envolve a administração de situações difíceis, como demissões, sanções disciplinares, conflitos internos e problemas comportamentais e pessoais dos membros da equipe. A necessidade de manter a estabilidade emocional enquanto encara essas circunstâncias é um teste constante para a resiliência do líder. Aliás, a resiliência é fundamental, pois líderes precisam enfrentar críticas, fracassos e adversidades, sem perder o foco e a determinação para superar obstáculos.

Por último, existe uma hierarquia corporativa que naturalmente cobra resultados e, por vezes, adiciona pressão sobre o líder, que deve não apenas conduzir sua equipe, mas também prestar contas aos superiores e acionistas. A habilidade de tomar decisões difíceis e assumir a responsabilidade pelas consequências, sejam elas positivas ou negativas, também faz parte das aptidões do líder.

Mas, diante de tantos desafios, o que impulsiona as pessoas a tornarem-se líderes e, mais ainda, a perseverarem nesta missão?

Eu avalio que a resposta para essa pergunta varia de acordo com as convicções de cada um, refletindo uma combinação única de aspirações, valores e interesses individuais. Mas, sob uma ótica particular, acredito que as motivações estejam relacionadas a oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, desejo de fazer a diferença e influenciar positivamente as pessoas e a organização, alinhamento dos valores pessoais com os da empresa, busca por reconhecimento, paixão por desafios e resolução de problemas, anseio por aprendizado constante, entre outras.

E quanto a você, o que o(a) estimula a ser ou permanecer um(a) líder?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Daniele Ciotta02

Daniele Ciotta

Engenheira Ambiental | Gerente da Divisão de Meio Ambiente e Responsabilidade Social | Copel Distribuição

Post Recentes

Confira meu Ebook!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Download Gratuito