Quando uma mulher ascende a uma posição de liderança, outras mulheres veem nela oportunidades de crescimento e certamente um exemplo tangível de que habilidades, competências e capacidades não têm gênero.
Abrir portas para outras mulheres não significa unicamente servir de exemplo ou referência, mas também criar um ambiente inclusivo que encoraje o desenvolvimento pleno do potencial feminino. Isso envolve reconhecer e, sobretudo, valorizar as contribuições das mulheres, promovendo uma cultura que celebre a diversidade em todas as suas formas.
É preciso lembrar que o percurso para a equidade de gênero transcende a fronteira do individualismo, portanto, não passa exclusivamente por uma ascensão particular, mas pelo fortalecimento coletivo.
Que mulher líder é você? É aquela que constrói alianças, que incentiva a evolução profissional e pessoal de outras mulheres ao seu redor ou aquela que quer manter o seu lugar intacto e se preocupa meramente com seu próprio sucesso?
Que mulher líder é você? É aquela que defende uma cultura inclusiva e dá espaço para que as vozes femininas não sejam apenas ouvidas, mas valorizadas, ou aquela que interrompe, sobrepõe, menospreza a fala de uma colega numa reunião de trabalho?
Que mulher líder é você? É aquela que compartilha conhecimento, experiências e oportunidades, que investe tempo e esforço no desenvolvimento e capacitação de outras mulheres ou aquela que enxerga o crescimento das outras como uma ameaça para si?
Que mulher líder é você? É aquela que usa sua influência para transformar o ambiente ao seu entorno, criando um legado que vai além de si mesma e impacta positivamente as vidas de outras mulheres ou aquela que tão somente deseja ocupar uma posição de destaque em meio às outras?
Que toda mulher líder seja capaz de compreender que o verdadeiro progresso não se mede simplesmente pela sua própria trajetória até o topo, mas pelas vezes que estendeu as mãos para impulsionar outras a alcançarem novos patamares.
Que toda mulher líder possa enxergar que a verdadeira liderança feminina não é apenas sobre o que ela conquista, mas sobre como apoia e estimula outras mulheres a conquistarem junto com ela.
Que toda mulher líder consiga entender que alavancar outras mulheres, significa mais do que fortalecer a liderança feminina e a equidade no ambiente corporativo, mas na sociedade como um todo.
Que toda mulher líder possa reconhecer que sua jornada não é uma trilha a ser percorrida individualmente, mas uma estrada que se desenha à medida que outras mulheres também avançam.
Que mulher líder é você?
Essa pergunta, mais do que uma provocação, é um convite à reflexão profunda sobre o impacto e o papel que cada uma desempenha como líder inspiradora para outras mulheres. É também um chamado para a ação, para o comprometimento ativo com a construção de um futuro mais igualitário.
E por fim, é um estímulo ao exercício da sororidade, onde a empatia e o apoio mútuo são pilares fundamentais para pavimentar caminhos mais largos e acessíveis para todas as mulheres, quebrar padrões e desafiar estereótipos que perpetuam a desigualdade de gênero nas empresas e na sociedade.